Israel

A Declaração do Estabelecimento do Estado de Israel, assinada em 14 de maio de 1948 pelos membros do Conselho Nacional, representantes da comunidade judaica no país e do movimento sionista mundial, constitui o credo da nação. Ela inclui referências aos imperativos históricos do renascimento de Israel; as diretrizes de um estado judeu democrático, baseado em liberdade, justiça e paz, conforme a visão dos profetas bíblicos; e um apelo por relaç›es pacíficas com os estados árabes vizinhos, para o benefício de toda a região.

Eretz Israel (a Terra de Israel) foi a terra natal do povo judeu. Aqui tomou forma sua identidade espiritual, religiosa e política. Foi aqui que, pela primeira vez, os judeus se constituíram em estado, criaram valores culturais de significação nacional e universal e deram ao mundo o eterno Livro dos Livros.
... os judeus se empenharam, de geração em geração, no ideal de se restabelecerem em sua antiga pátria. ... fizeram florir os desertos, reviveram a língua hebraica, construíram cidades e povoados e criaram uma comunidade próspera, controlando sua própria economia e cultura, procurando a paz mas sabendo como se defender ...
O Estado de Israel estará aberto à imigração judaica ... fomentará o desenvolvimento do país em benefício de todos os seus habitantes; basearóseóá nos princípios de liberdade, justiça e paz, conforme concebido pelos profetas de Israel; assegurará completa igualdade de direitos sociais e políticos a todos os seus habitantes, sem distinção de religião, raça ou sexo; garantirá a liberdade de culto, consciência, língua, educação e cultura; protegerá os Lugares Santos de todas as religiões; e se manterá fiel aos princípios da Carta das Nações Unidas.
Estendemos nossa mão a todos os estados vizinhos e a seus povos, numa oferta de paz e boa vizinhança, e lhes apelamos a estabelecer liames de cooperação e ajuda mútua com o povo judeu soberano estabelecido em sua própria terra.

Fonte: Embaixada de Israel no Brasil